28/01/2010

O início do retorno

Passados 23 dias da partida, chegou a hora do retorno.
Ontem, após fazerem o balanço da viagem, o Álvaro e a Adelaide constataram que não teriam tempo para visitar a Bolívia. Somado ao fato de na fronteira para este país, em Desaguadero, a fila estava quilométrica. Resolveram então seguir para Arica, no Chile. Viajaram ontem 700km de Puno a Arica.
Agora mais 5 dias os separam de casa, fazendo com que somem 28 dias de viajem, o que é uma bela façanha.
Bolívia e o Salar Yune ficará para uma próxima.
Para quem viveu essa aventura o tempo passou rápido demais.
Ainda hoje devem chegar a San Pedro de Atacama e amanhã estarão na Argentina. São ainda 4.000km para rodar.

Obs: postado por Nino

26/01/2010

Fotos do dia de ontem: Trajeto Cuzco a Puno

Estamos publicando algumas fotos da travessia de ontem entre Cuzco e Puno. As fotos foram tiradas pela Adelaide, e várias delas com a moto em movimento.
Esclareço a todos, que enviaram mensagens (sms, comentários e e.mails) que estamos muito bem. Hoje fez sol aqui em Puno e amanha continuamos nossa viagem rumo a Bolívia, último país a ser visitado. Os amigos Serra e Eliseu e suas esposas rumaram hoje para Cuzco e até onde sei fizeram uma ótima viagem e já estao lá instalados em um ótimo hotel, com o apoio da amiga Rocío.








Perigo e adrenalina

Seguindo o relato da viagem e os momentos mais tensos:
"Logo que enfrentamos a primeira barreira já relativamente limpa, mas ainda com um rio de lama e pedra passando sobre a estrada, rio este que tivemos que atravessar, e após atravessá-lo com a sensação de alívio de ter superado o pior trecho, alívio este que durou pouco, pois nos aguardava 100 metros após, mais uma barreira ainda maior, com mais lama e água.
Consegui, muito tenso e com todos os músculos do meu corpo em alerta, atravessar também esta segunda. Minha preocupaçao era o piso liso pela lama e as pedras escondidas sob a água. A Adelaide foi a pé, pois se era para eu cair com a moto, que caísse sozinho (para ela também foi uma aventura passar a pé, com a lama correndo acima das canelas e um piso muito liso: ainda bem que estava com botas e roupas impermeáveis apropriadas para estas situaçoes).
Pensando enfim, que estávamos livres, após superarmos estes dois "derrumbes", 5km após este último, mais uma surpresa. Um transbordo de rio que nos fez pegar um desvio. Este desvio com uma lâmina de água sob o asfalto por aproximadamente 1 km. Porém, para o nosso azar, e por nao entendermos a orientaçao do morador local que abordamos, havíamos pego o desvio errado, nos defrontando com um transbordo ainda maior. Tivemos que retornar, atravessar novamente esta lâmina de água sob o asfalto de 1 km, e pegar o desvio correto, quando enfim atravessamos o transbordo (águas atravessando o asfalto com uma altura de aproximadamente 10 a 15 cm em alguns trechos). Enfim, passamos.
No decorrer da "ruta", pequenos desmoronamentos com pedras e alguma terra na pista. Também no caminho, forte correnteza no rio, que margeava a "ruta", famílias na beira da estrada com móveis, lavouras e algumas casas destruídas.
Após este trecho a ruta melhorou e o tempo também. Ao longe, picos nevados na direção da ruta.
Logo adentramos no ponto mais alto do trecho, à 4335 m.a.n.m, completamente nevado, com acúmulo de neve de 30 cm de altura sob os terrenos a margem da ruta. Por sorte o gelo na pista havia derretido (por sinal a pouquissimo tempo, pois ainda vimos parte de sua evaporaçao). Nem em Ushuaia vimos tanta neve. O local era lindo.
Mais a frente, nuvens escuras no horizonte. A chuva, faltando 120 km para o nosso destino, começou forte. Dalí em diante muito frio e chuva.
A última surpresa foi cruzar a caótica cidade Juliaca com chuva: ruas alagadas, o trânsito uma loucura, taxis, buzinas, um caos, sem ordem alguma, valendo a lei do mais louco ( inexplicável o que vimos em Juliaca).
Enfim, enfrentamos um dia de muita adrenalina, porém coroada com a chegada em Puno e o encontro com o casal Serra e Manja, e Eliseu e Gladis, da cidade de Pelotas. Nos hospedamos no mesmo hotel e a noite jantamos com eles, faltando tempo para colocarmos as conversas em dia.
Muito bom encontrá-los."


Veja a localização aproximada de Puno:

Visualizar mapa ampliado



Obs: postado por Nino

25/01/2010

Muita chuva e deslizamentos na estrada

Hoje pela manhã, ao ler notícias sobre as intensas chuvas na região de Cuzco, que causaram deslizamentos de terra e bloqueio da ferrovia que leva a Machu Picchu, e preocupado com a situação dos nossos viajantes, mandei um SMS para o Álvaro. E a resposta veio em outro SMS:

"Estamos indo a Puno. Aqui muita chuva, alagamento e deslizamento. Neste momento estamos parados na estrada que está obstruída por um deslizamento significativo. Corre um rio de lama por cima do asfalto.
Já estamos parados a 45 minutos e recém estamos à meia dúzia de km de Cuzco. 
Continua chuviscando e o que se vê no caminho são casas e lavouras destruidas.
Vamos ver o que a continuidade da viagem nos reserva. São mais 380km até Puno."


Segue um vídeo que mostra bem a situação em Cuzco:




Bem, esperamos que as coisas melhorem e que a viagem possa retomar o seu rumo normal.

Abraços
Nino

Fotos da Mina de Chuchicamata


24/01/2010

O Anjo da Guarda em Cuzco


Na foto: Christian, Rocío e Adelaide
Amigos,

Quero compartilhar uma informaçao importante para os viajantes, motociclistas ou nao que queiram vir aqui para Cuzco. É o serviço e apoio da agente de turismo Rocío Arenas Canal. É um verdadeiro anjo da guarda, nao medindo esforços para nos melhor atender. Realmente valeu a pena contar com o apoio dela, pois nos adiantou muita coisa e evitou o custo de termos que procurar os serviços necessários para estada aqui em Cuzco (hotel, passeios, pacotes, etc) e se sentir inseguro com as escolhas. Todos os serviços turísticos, recomendaçoes e pacotes, ela nos forneceu. Nao tivemos qualquer problema. A Rocío foi uma recomendaçao do experiente motociclista Renato Lopes e também de outros motociclistas, como o casal Catânia. Para vocês terem uma idéia, ela nos recebeu na Plaza de Armas, assim que chegamos a Cuzco, mesmo tendo ligado a ela, confirmando que chegaríamos, somente 1 (uma) hora antes, afinal a idéia inicial, previamente comunicada a ela, era somente alcançar Cuzco no outro dia, ou seja, ela estava programada para nos receber somente no dia seguinte. Também com a funçao da moto (disco do freio rachado), todas as vezes que precisei ir a oficina, ela ou seu irmao Christian nos acompanhavam. Também por diversas vezes esteve aqui no hotel para nos ver e verificar como estávamos ou se precisávamos de alguma coisa. Também para ida a Bolívia, ela já nos deu contatos que nos auxiliarao.
Atesto, e sou exigente neste sentido a qualidade e diferenciaçao do serviço. A Rocío é muito séria e prima pela qualidade no atendimento = recomendo.
Seu contato:
Rocío Arenas Canal
Tel: 51.84.771180
Cel: 51.84.984883988 ou 984713332

Fotos dos demais passeios em San Pedro de Atacama