15/01/2010

9º dia - Despedida de Atacama

14 de Janeiro, dia de pegar a estrada em direção a fronteira com o Peru. Eram 10:45 quando despediram-se de San Pedro de Atacama.
A partir dali o deserto mostra a sua face mais inóspita. São 250km onde não se vê vegetação alguma. Somente pedra e areia, porém a paisagem mescla montanhas com planícies na imensidão do deserto, a uma altitude de aproximadamente 2500 m.a.n.m.
Entre San Pedro e Iquique está a maior mina de cobre do mundo, a mina de Chuchicamata. Lá tudo é colossal, sendo essa a segunda construção humana que pode ser vista do espaço com 1 km de profundidade, 3 km de largura e 5km de comprimento. Trabalham lá mais de 200 caminhões gigantes (os maiores do mundo) com pneus de 4 metros de diâmetros. Para visitar esperaram das 12:30hs às 14:00hs e a visitação se deu até as 16:00hs. Após, continuaram o caminho pois tinham que vencer ainda mais 380km.
Tocopilla foi a cidade que os apresentou ao Oceano Pacífico. A partir dali são 230km de uma estrada margeando o Pacífico e a direita enormes montanhas de pedra e areia. Um visual espetacular, e como bônus um belíssimo pôr do sol no horizonte do mar.
A chegada em Iquique foi as 22:00hs e após muito procurar, encontraram um bom hotel no centro histórico da cidade.
Abraços

Obs: postado por Nino

Nenhum comentário:

Postar um comentário