26/04/2010

7º dia - 12/01/2010 - Terça-feira

SAN PEDRO DE ATACAMA – PASSEIOS

GÊISERES DEL TATIO
Levantamos de madrugada, pois às 4h vieram nos buscar no hostal para o passeio nos Gêiseres Del Tatio. A rua principal estava deserta naquele horário e fazia um pouco de frio, o céu estava muito estrelado. Aguardamos alguns minutos e as camionetes a procura de seus passageiros logo começaram a circular, enfim surge à camionete da Altiplano Aventura e embarcamos. Nosso motorista e guia informa que a viagem até os gêiseres se dividia em três etapas devido às condições da estrada: a primeira é boa, a segunda regular e a terceira péssima. Realmente vamos sacolejando de um lado para outro e depois parece que vamos perder todos nossos parafusos, alguns não se incomodam e até conseguem dormir. Chegamos antes das 7h da manhã, horário que iniciam as atividades dos gêiseres, porém neste dia não estava tão frio, fazia somente três graus negativos e isto faz com que a atividade dos mesmos não seja tão intensa, pois quanto mais frio, maior e mais intensa é a sua atividade. Um espetáculo muito interessante, vários formatos e intensidades, há dezenas deles brotando do chão e a temperatura da água pode alcançar os 85 graus e há um cheiro de enxofre no ar, parecido com cheiro de ovo cozido. Algumas pessoas queixam-se de muita dor de cabeça, um dos sintomas do mal da altitude (nesta região chamada de mal de puna), afinal estávamos a 4.320 m.s.n.m. quase mil e novecentos metros mais alto que a cidade de San Pedro. Após visitarmos vários gêiseres com a orientação de nosso guia vamos até a camionete para tomar o desayuno oferecido pela agência. Aos poucos o sol começa a furar a neblina densa (fenômeno raro na região) e transforma a paisagem e a temperatura torna-se mais agradável. Seguimos para a piscina termal, muitos já se banhavam e afirmavam que a água estava ótima, porém era necessário a coragem para tirar a roupa no frio, pois não havia infra-estrutura nenhuma, a não ser umas pedras onde as pessoas tentavam se esconder para a troca das roupas. Outros, no entanto não estavam preocupados em mostrar sua nudez para quem estivesse disposto a ver. O Álvaro aproveitou para curtir a piscina que segundo ele estava ótima, mas eu deixei para outra ocasião, na realidade não queria enfrentar o frio que ainda fazia apesar do sol estar brilhando. Já no retorno uma paisagem magnífica: muitas lhamas pastando no vale verdejante de um lado da estrada enquanto do outro lado continuava o deserto, impressionante o que um filete de água no meio daquele deserto é capaz de fazer. Chegamos ao povoado de Machuca com uma dezena de casas e uma igreja no alto do morro, totalmente bucólico. Provamos as empanadas de queijo fritas e o espetinho de lhama, muito saborosos e aproveitamos para colar o nosso adesivo na vidraça da casa para marcarmos a nossa passagem por lá. Continuamos a sacolejar dentro da camionete retornando a San Pedro, passamos na agência para fechar nosso passeio para a tarde e fomos ao hostal para um descanso de duas horas, pois tínhamos madrugado.
LAGUNAS: CEJAR, OJOS DEL SALAR E TEBIQUINCHE
No horário marcado 16h saímos da agência com outro motorista guia o Oscar, gente finíssima. Se não for um profundo conhecedor da estrada é fácil se perder no salar, pois não há um caminho principal, mas vários que se cruzam em meio à pura areia e sal para se chegar a estas lagunas. Primeira parada: Laguna Cejar que possui uma grande quantidade de sal e é possível boiar com muita facilidade. O Álvaro foi curtir a laguna, eu optei em fotografar a paisagem deslumbrante com o vulcão Licancabur ao fundo. A quantidade de sal na água é enorme, pois quem saia da água ficava com uma boa camada branca de sal na pele. Nosso guia muito gentilmente borrifava água doce em seus passageiros para amenizar um pouco os efeitos do sal na pele e cabelos. Dali partimos para a segunda parada: Laguna Ojos Del Salar que são duas lagunas de água doce em pleno salar, que vistas de cima parecem dois olhos, por isto seu nome. O Álvaro mergulhou para sentir a água e retirar mais um pouco de sal do corpo, mas ficou nisso, pois a água estava muito fria. Seguimos para a Laguna Tebiquinche para curtirmos o pôr-do-sol, sua quantidade de água depende do degelo e das chuvas. Um local belíssimo, no início somente o salar branco e bem compacto e conforme nos aproximamos da laguna mais água vai se formando sobre o salar e ao fundo para completar a imagem, o majestoso Licancabur. Um belo entardecer comemorado com pisco sour e uma boa conversa esperando o sol se despedir. Voltamos a San Pedro já à noite, fechamos o passeio para a manhã seguinte: Valle Del Arco-íris e fomos descansar, pois o dia seguinte seria de agenda cheia novamente.