02/02/2010

Especialmente para Dna Ruth e Paulo = Ilhas Flutuantes de Uros

Esta postagem é em homenagem aos amigos Paulo e Ruth, lá da Fazenda Passos, comunidade localizada na cidade gaúcha de Rolante.
Explico:
O Casal é membro atuante da comunidade adventista, que possui um forte núcleo na região de Taquara, Rolante e imediações. Por ocasião do planejamento da viagem, comentamos com o casal os destinos a serem alcançados, entre eles, as ilhas flutuantes de Uros no lago Titicaca. A Dna Ruth, que dias antes havia assitido a um comentário sobre o lago, as ilhas e seu povo, ficou sabendo neste mesmo documentário, que sob as ilhas flutuantes fora erguida uma igreja adventista. Prometi, se caso a encontrasse, ou mesmo a enxergasse, fotografá-la.
Infelizmente a vimos de longe, navegando no lago Titicaca. Mesmo assim conseguimos fotografá-la. A primeira foto, portanto, é da Igreja, localizada em uma das 56 ilhas artificiais (feitas de palha). A igreja é o prédio de cor amarela com telhado de zinco vermelho. Na seqüência postei mais algumas fotos do passeio nas ilhas, que a propósito foi muito bacana e interessantíssimo.

Para saber mais:

Denominam-se Uros as ilhas artificiais sobre as águas do Lago Titicaca, que os nativos bolivianos e peruanos constroem e mantêm para nelas habitar.
A existência dos Uros já se verifica desde a era pré-colombiana, quando um povo homónimo desenvolveu esta forma de habitação tendo em vista maior segurança. Os Uros são feitos à base de totoras e é necessária constante trabalho de manutenção para assegurar a flutuabilidade de tais ilhotas onde os residentes pescam, caçam pássaros e por último exploram o turismo com a venda de artesanato. Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Nossa que coisa mais interessante!!!quero mais detalhes sobre essa vida flutuante!

    ResponderExcluir