27/02/2010

2° Dia - 07/01/10 - Quinta-feira

- Federal - AR à Alta Gracia - AR
- 610 km percorridos
- 10 h de viagem
- Consumo: 19,69 km por litro
- 3 abastecimentos (La Picada - AR, San Francisco - AR e Alta Gracia - AR)
- Hotel: La Pousada

Uma noite muito mal dormida primeiro em função de ainda estarmos nos adaptando à viagem, o que nos faz ficar despertos com as emoções iniciais, segundo e principalmente pela péssima cama do hotel. Após o desayuno, fui fazer as verificações e manutenções de praxe: lubrificação da correia e verificação do nível do óleo quando um dos motociclistas de Brasília, Robson, se interessou pela viagem. Conversamos um pouco e lhe presenteamos com um adesivo da viagem, que foi imediatamente colado em sua XT 600. Seguimos com o objetivo de alcançar Alta Gracia. O cansaço que não veio no primeiro dia nos pegou neste segundo dia da expedição. E veio forte fazendo com que o percurso fosse muito cansativo. Estrada monótona, com pequenas cidades, todas com muitas sinaleiras e quebra molas fazendo com que a viagem não rendesse. Interessante que todas as cidades ao longo da ruta são acessadas na sua entrada por uma curva em S, o que me chamou a atenção (talvez um ato pensado que visa à diminuição da velocidade dos veículos que por ela passam = interessante). Senti muito sono no caminho, o que quase causou um acidente, pois por pouco não dormi pilotando. Quando me dei por conta estava em cima de um carro e o reflexo foi de frear com uma mão, mas continuei, involuntariamente, acelerando com a outra. Um pequeno susto que me fez despertar e fez a Catarina gritar alto com o ronco do motor causado pela alta aceleração. Precisei parar em determinado momento e no acostamento, com a cabeça no colo da Adelaide (ela encostada em uma árvore), para dar uma pequena cochilada (de 5 minutos), que foi totalmente reparadora. No caminho passamos ao largo da grande cidade de Paraná e atravessamos o rio de mesmo nome (é aquele mesmo que nasce no Brasil e vira um gigante por estas bandas) pelo túnel subterrâneo que separa Paraná de Santa Fé. Duas interessantes cidades em meio a charcos e alagadiços. Em Santa Fé chamou a atenção a quantidade de árvores e parques, que as margens do rio nos proporcionam belas paisagens. Embora não tenhamos entrado na cidade, percebemos ser bonita e bem cuidada. A região mereceria uma visita (ficará para outra oportunidade).
Assita o vídeo filmado pela Adelaide da travessia desta maravilha da engenharia moderna:
A chegada em Alta Gracia foi pelas 5 horas da tarde. Encontramos um bom hotel, em frente à bonita praça central. Estacionado na calçada (onde teríamos que deixar as motos) uma GS 1.200 e uma VStrom 650, com placas de Indaial, SC. Tomamos um bom banho e como ainda havia tempo, fomos visitar o museu do Che, nosso objetivo nesta cidade (e que nos fez andar muitos quilômetros a mais, pois do contrário iríamos ao norte da Argentina pela região do Chaco), a algumas quadras do hotel. O museu possui uma aura, um espírito do aventureiro. Fotografamos a La Poderosa I e II (a primeira uma bicicleta com que Che viajou vários quilômetros pela região), a segunda uma motocicleta com a qual Che e Alberto Granado empreenderam uma viagem pela América, retratada no filme "Diários de Motocicleta". Valeu muito. Alta Gracia é uma cidade muito simpática, bonita, arborizada e bem cuidada. Com clima seco e agradável aos pés da serra de Córdoba. Local de afluxo turístico, com muitos sítios e casas de veraneio (Está localizada a somente 30 km de Córdoba, depois da capital argentina, a principal e maior cidade deste país). À noite jantamos uma pizza ao forno e visitamos ainda o El Museu de La Estancia Jesuítica de Alta Gracia. Alta Gracia, bem como a região, nos deixou com um gostinho de quero mais. Tarde da noite despencamos na cama do hotel e desmaiamos.

Impressões da navegadora:

Achei a viagem deste dia muita cansativa, pois pegamos muita sinaleira, quebra molas e o sol estava de rachar. Para mim particularmente, viajar com calor é muito desgastante, onde muitas vezes nem o vento consegue amenizar um pouco esta sensação desconfortável. Interfere na tolerância e paciência entre piloto e garupa, pois chegando a Alta Gracia tivemos nosso primeiro estresse da viagem. Ainda bem que já estávamos no destino final daquele dia, mas ainda tinha a função de procurar hotel. Uma vez instalados e com um banho reparador tudo volta ao normal e já podemos rir das aventuras e do susto do dia, onde quase caímos numa esquina de rípio, com uma enorme poça de água e lama em pleno centro da cidade.
Robson, motociclista de Brasília, rumo ao Pacífico e Buenos Aires (Foto: Álvaro com Nikon)
Estacion de Serviço YPF no município de La Picada (Foto: Álvaro com Nikon) 
Paradinha para lanche e descanso (Foto: Álvaro com Nikon) 
Parada para almoço em San Francisco. Péssimo local, com higiene duvidosa (Foto: Álvaro com Nikon)
Chegando ao Túnel do Rio Paraná (Foto: Ádelaide com Nikon)
Túnel Subfluvial Rio Paraná (Foto: Álvaro com Nikon)
Vista da cidade de Paraná. Foto tirada com a moto em movimento (Foto: Adelaide com Samsung)
Vista da cidade de Santa Fé. Foto tirada com a moto em movimento (Foto: Adelaide com Samsung)
Praça Central de Alta Gracia (Foto: Álvaro com Nikon)
Praça Central de Alta Gracia (Foto: Álvaro com Nikon)
Ruas e calçadas arborizadas de Alta Gracia (Foto: Álvaro com Nikon)
Museo Del Che. Na foto o quarto de Ernesto Che Guevara (Foto: Álvaro com Nikon)
Imagem de Che em sua primeira viagem a bordo de La Poderosa I (Foto: Álvaro com Nikon)

La Poderosa I (Foto: Adelaide com Nikon)
La Poderosa II (Foto: Álvaro com Nikon)
Imagens de Che consertando La Poderosa II (Foto: Álvaro com Nikon)
Viagens empreendidas por Che Guevara (Foto: Álvaro com Nikon)

2 comentários:

  1. lindas fotos, lugares mto lindos, aquela praça com os "chorões", achei demais! o que me deixou intrigada foi o tal túnel,ele passa por dentro do rio??que loucura, que engenhosidade!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/5/10

    PARABENS,FOTOS MARAVILHOSAS,LINDO DEMAIS,BOM TER ALGUEM ASSIM COMO VOCÊS QUE NOS FAZEM VIAJAR SEM SAIR DE CASA,OBRIGADA,QUE O SENHOR JESUS ABENÇOE SUAS CAMINHADAS
    JUVILDE

    ResponderExcluir