21/02/2010

1° Dia - 06/01/10 - Quarta-feira

- Porto Alegre - BR à Federal - AR
- 870 km percorridos
- 14 h de viagem
- Consumo: 18,65 km por litro
- 4 abastecimentos (Cachoeira do Sul - BR, Rosário do Sul - BR, Paso de Los Libres - AR e Federal - AR)
- Hotel: Gran Hotel Chaná
Acordamos cedo para a viagem, porém mesmo assim nos atrasamos para a saída, coisa que sempre me deixa irritado (não conseguir cumprir com os propósitos infelizmente me deixa irritado = preciso trabalhar melhor esta minha deficiência). Estes atrasos são decorrentes  de problemas na nossa organização, muito em função da correria dos dias finais anteriores a partida, que inclusive postergaram a partida em um dia.
Tivemos como cenários os campos e plantações da BR 290, que para muitos (a maioria) é considerada monótona, mas para mim, um espetáculo peculiar pois vejo muita beleza e natureza neste trecho. Chegamos a Uruguaiana às 17h30min, atravessamos a fronteira e como os trâmites aduaneiros foram rápidos e  tínhamos ainda a luz do dia e estávamos bem fisicamente, resolvemos seguir, pois além de tudo estávamos um dia atrasados em relação ao nosso projeto. No Brasil ainda pegamos chuva forte e inauguramos as capas que funcionaram muito bem (no dia anterior o estado do RS foi surpreendido com a tragédia ocorrida em Agudo, onde uma ponte despencou pelas forças das águas arrastando várias pessoas. Cinco delas, infelizmente morreram). O problema é e foi sempre o calor, questão, aliás, que foi uma constante no decorrer da viagem (como conciliar equipamento de segurança, com conforto em uma viagem de moto??? Esta pergunta me acompanhou durante toda a viagem e ainda me perturba. Vou pesquisar e tentar responder. As roupas de cordura são boas para o frio, mas no calor...!!!! meu amigo...!!!! muito pouco funcionais...).
Chegamos à cidade de Federal (AR), com o sol se pondo e nos brindando com belíssimas imagens. Andamos no território argentino 227,9 km.
Federal é a Capital do Chamamé e está localizada na província de Entre Rios. Cidade pequena, mas simpática.

Notas: Viagem boa, tranqüila. Cansamos menos do que prevíamos. A chuva talvez, ao amenizar um pouco o calor contribuiu para não cansarmos tanto. O Gran hotel Chaná foi uma boa escolha, com bom banho (Cama horrível: a pior de toda a viagem) e bom preço. A vegetação neste trecho da Argentina é plana e seus campos entremeados com pequenas árvores que mais parecem bonsais. Jantamos uma ótima milaneza com purê acompanhados de uma Quilmes em litro, show de bola para comemorarmos o primeiro e excelente dia de viagem. Ainda em Paso de Los Libres (AR), encontramos um jovem casal motociclista de Porto Alegre Leonardo e Tatiana, que a bordo de sua Fazer 250, voltava da cidade de Salta, pelo Chaco Argentino. No hotel, já à noite também encontramos três motociclistas vindos de Brasília que se dirigiam ao litoral Chileno.

Resumo do primeiro dia: ótima sensação de estarmos finalmente na estrada, rumo ao desconhecido.

Impressões da Navegadora:
Ansiosa para pegar a estrada, depois de muito planejamento e com um dia de atraso na saída. Depois de alguns quilômetros rodados finalmente começa a baixar o nível de estresse do piloto, que reclamava de tudo, mas com o convívio de quinze anos sei bem como lidar com estes rompantes. A viagem correu muito bem e a sensação de liberdade surge rapidamente. Era só felicidade estar na estrada sobre duas rodas e com muita beleza por conhecer. Viagem muita tranqüila, sem sustos. Até o policial de Entre Rios que desconfiamos termos problemas foi muito educado, conferiu a documentação que estava em dia e nos desejou boa viagem. O único susto foi meu que levei duas ferroadas de marimbondo na mão direita, uma perto de Uruguaiana e a outra logo depois da fronteira já na Argentina (testes da mãe natureza, mas prefiro a chuva...). Com a mão inchada e um pouco dolorida, começo a treinar a mão esquerda para tirar as fotos e seguimos viagem tranquilamente. Chegamos a Federal com energia para rodarmos mais quilômetros, porém o sol já se deitava na linha do horizonte.
Primeira foto da expedição retratando a moto equipada: 1 Mala de tanque, 1 Baú traseiro GIVI com capacidade para 45 litros (onde adaptamos um rack para prendermos uma mochila), 2 bauletos laterais GIVI E21, com capacidade individual de 21 litros, e 1 mochila Montana impermeável com capacidade para 40 litros (presa ao rack do baú traseiro). Além disto, adaptamos dois "porta trecos" = (clique aqui e veja o post a respeito desta adaptação feitas com canos de PVC): Um no descanso de pedaleira, neste carregamos  ferramentas e manete reserva e outro na lateral oposta ao cano de descarga, onde levamos spray para lubrificação da correia, óleo de motor e câmaras de pneus. (Foto: Álvaro com Nikon).

Foto tirada pelo Sr. Luis, porteiro de nosso prédio (o mesmo que nos fotografou na saída e chegada da Viagem ao Fim do mundo = Ver post clicando aqui), momentos antes da partida da Expedição "NAS ASAS DO CONDOR, uma viagem ao umbigo do mundo" (Foto: Sr Luis com Nikon).

Adelaide guardando as capas de chuva na BR 290, momentos depois da chuva dar uma trégua e ter nos acompanhado por bons quilômetros  (Foto: Álvaro com Samsung).
Ingresso na Ponte Internacional, com a moto em movimento (Foto: Adelaide com Samsung).

Casal Porto Alegrense, Leonardo e Tatiana, com Fazer 250, voltando de Salta (AR). Encontramos em Paso de Los Libres, no posto YPF, ao lado da Imigração.  (Foto: Álvaro com Samsung).

Bela imagem do pôr-do-sol, chegando em Federal, tirada com a moto em movimento (Foto: Adelaide com Samsung).

Jantar: milaneza com purê, comum na Argentina (Foto: Adelaide com Samsung).

Gran Hotel Chaná: Bom banho, bom preço, péssima cama (Foto: Adelaide com Samsung).

3 comentários:

  1. Ricos os relatos. Vou tentar acompanhar todos e alimentar ainda mais a vontade de um dia fazer uma aventura de moto.

    ResponderExcluir
  2. Nada como uma Quilmes para resolver a tensão da largada, hehehe!!! Queremos providenciar aquela troca de adesivos. Qual a disponibilidade dos aventureiros mais para o final desta semana? Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Vi algumas fotos e pelo jeito foi demais a viagem de vocês. Que inveja =D ! Sou o Leonardo, do casal da Fazer da foto aí de cima que encontrou com vocês no posto. Quem sabe uma dia uma ida até o Alasca? Saudações!

    ResponderExcluir